Venda de livros em 2009 sobe quase 10%
28 de janeiro de 2010 | Publicado em Acontece
O levantamento anual realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) junto aos seus associados, apontou que o faturamento do segmento de livrarias cresceu, em média, 9,73 % em 2009 comparativamente a 2008. O setor infantojuvenil foi o principal responsável por este aumento, seguido pela ficção e pelas ciências humanas e sociais. Na opinião do presidente da ANL, Vitor Tavares, a qualidade do livro infantil influenciou a conquista do público e a diversidade da produção literária assegurou este crescimento.
Segundo Tavares, o índice de leitura do brasileiro é de 1,8 livro por ano. Ele concorda que o preço do livro ainda é caro no Brasil, mas reforça que as bibliotecas públicas são algumas das alternativas para quem quer ler. Ainda segundo o presidente, o fato de o crescimento deste mercado se manter regular há três anos é reflexo das políticas públicas de educação.
Apesar do bom resultado, o crescimento em 2009 não superou a meta de 11,89%, estipulada no início do ano e baseada em dados do período anterior, 2007 para 2008, cujo crescimento foi de 10,46%. A Associação acredita que a queda de 2,16% seria um reflexo direto da crise econômica apresentada neste período. “Mesmo assim, 9,73% é um ótimo resultado, se considerarmos o baixo crescimento do PIB (produto interno bruto)”, reforça Tavares.