Livros que falam
21 de dezembro de 2009 | Publicado em Acontece
Uma nova aposta do mercado editorial brasileiro são os audiolivros, que nada mais são do que livros feitos para ouvir. Obras-primas, negócios, biografias, finanças, religião e literatura infantil são alguns dos gêneros que já podem ser encontrados neste tipo de mídia. Desde que tenham uma boa narração, que está para o audiolivro assim como a edição está para um livro, eles são uma maneira prática de entretenimento, aprendizado e conhecimento.
Uma das vantagens deste novo formato é sua portabilidade. Como o audiolivro é comercializado em formato de áudio, em CD ou mp3, ele pode ser utilizado em diversos ambientes e situações, como no parque, na academia, em uma viagem ou no trânsito. Ele também é uma boa opção para pessoas com dificuldade de leitura, idosos e para crianças.
Em alguns países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, por exemplo, o hábito de escutar livros já é bastante difundido. Uma pesquisa feita em 2008 pela Audio Publishers Association (APA) com consumidores americanos assíduos de livros impressos mostrou que 28% deles haviam escutado audiolivros no ano anterior.